top of page
Buscar

VOCÊ MAIS PERTO DO SEU PRÓXIMO VOO: AS VANTAGENS DE UM CONDOMÍNIO DE HANGARES

Quem precisa se deslocar com frequência entre cidades ou estados sabe o quão cômodo e seguro é poder contar com sua própria aeronave e desfrutar das vantagens das pistas particulares.

O número de pessoas interessadas nesse mesmo estilo de vida multiplicou no Brasil nos últimos anos. Para se ter dimensão da demanda, existem filas de espera para aquisição de aeronaves particulares, e até mesmo o mercado de aviões seminovos decolou – com o perdão do trocadilho.

Se você já possui sua aeronave particular, ou está em vias de, talvez esteja passando por uma outra dificuldade: encontrar hangares particulares disponíveis, além de mais pistas de pouso e decolagem que você possa utilizar de forma segura e no seu tempo. Acertamos?

De toda forma, esse artigo será muito interessante para você que é apaixonado(a) pela vida perto das nuvens. Acredite: voar livremente pode se tornar seu mais novo hábito diário.

Confira!

Você sabe o que é um condomínio de hangares?

O condomínio de hangares não é um conceito novo, mas sem dúvida está em constante expansão, trazendo mais e mais comodidades e atendendo cada vez mais pessoas.

Vale ressaltar que, assim como acontece com os tradicionais condomínios de casas ou prédios, os condomínios de hangares também possuem suas próprias características.

Alguns serão práticos e objetivos ao que se propõem: oferecer um hangar para acomodar sua aeronave e uma pista para que você possa realizar seus deslocamentos.

Outros podem ir além e, juntamente ao seu hangar, disponibilizar, também, lotes residenciais, para que você possa construir sua própria casa – como é o caso do Condomínio Aeronáutico Santos Dumont.

Como falamos acima, o conceito não é novo. O primeiro condomínio neste estilo surgiu na década de 1940, nos Estados Unidos – como era de se esperar.

E, até meados de 2021, já eram mais de 400 disponíveis no país, com a maior concentração deles na Flórida – local mais que propício por causa das férias e negócios.

Já aqui no Brasil, o conceito começou de forma quase “por acaso”, vindo de uma iniciativa de amigos que resolveram construir o próprio condomínio para seus aviões. Isso foi em 1989, em Bragança Paulista, e logo acabou chamando a atenção de outros grupos espalhados pelo país.

Estar em um condomínio aeronáutico vale a pena?

Se você tem a necessidade ou o costume de realizar vários voos por semana, com certeza vale a pena. Afinal, os custos e preocupações em deixar o avião em aeroporto são imensos.

Sem contar, é claro, com todas as vantagens de ter sua pista particular: como a segurança para ir e vir, poder evitar multidões e não depender de horários alheios.

Talvez a maior vantagem de estar em um condomínio aeronáutico nem seja possível de expressar em palavras, que é o prazer de voar livremente. O homem nasceu para isso, certo?

Imagina tranquilidade de realizar um voo como quem faz uma corrida pela manhã antes de ir trabalhar. Ou ter a liberdade de se deslocar entre reuniões com facilidade, começando o dia em uma cidade e terminando em outra. Olha a praticidade para os negócios!

Além do mais, viver em um condomínio tão específico significa, também, encontrar pessoas com a mesma paixão pelos ares. Mais que um condomínio, o espaço acaba virando um clube privado e exclusivo.

Como funciona um condomínio aeronáutico?

Os condomínios aeronáuticos funcionam quase da mesma forma que um condomínio comum – como este em que você provavelmente já reside.

A maior diferença é que, ao invés de encontrar apenas seu carro na garagem, você terá também sua aeronave à disposição. E a estrada que passa perto da sua casa, por acaso é uma pista de voo.

Claro que para oferecer tudo isso, os condomínios aeronáuticos devem estar totalmente regulamentados pela ANAC e pela a Aeronáutica. No caso de oferecer espaços para residência, a aprovação da GRAPROHAB também é essencial. O Santos Dumont tem tudo isso.

Outro diferencial do Santos Dumont é oferecer um condomínio aeronáutico que pensa na segurança de ponta a ponta: desde o controle de pessoas até a manutenção das pistas.

O condomínio contará com portaria sempre em funcionamento, e o local em si será completamente monitorado por câmeras 24h, que acompanham a movimentação do público.

Para oferecer comodidade, o condomínio Santos Dumont contará ainda com o abastecimento de combustível AVGAS e JET-A1 de empresas certificadas e com ampla atuação no mercado nacional.

São diversos lotes disponíveis para compra, com hangares de diferentes tamanhos (você pode conferir todos as opções em www.condominioaeronauticosd.com.br) para contemplar diferentes necessidades e estilos de vida.

Quais outros condomínios de hangares existem pelo mundo?

Se você quer se inspirar, separamos alguns exemplos de condomínios aeronáuticos para que possa pesquisar melhor.

Como falamos acima, a Flórida é o paraíso de quem vive bem perto da sua aeronave. E, por lá, existe um forte laço de comunidade entre os entusiastas.

Entre os mais populares está o Spruce Creek Fly-In – que possui perto de cinco mil habitantes e, consequentemente, muitas atividades agregadas.

Agora, se quiser pesquisar por um com cenário de tirar o fôlego, com aquele mar azulzinho bem típico da Flórida, dê o Google no River Fly-In.

Chegando ao continente Europeu, vale pesquisar pelo Airpark Cahors, localizado na França – um dos poucos condomínios aeronáuticos do país e até mesmo de todo continente.

Gostou do nosso artigo e se surpreendeu com os condomínios de hangares? Não deixe de compartilhar este conteúdo com sua comunidade de amantes da aviação!

E se já estiver nesse estágio, não deixe de entrar em contato para garantir uma unidade para você no Condomínio Aeronáutico Santos Dumont. Como falamos, a demanda está aquecida, assim como a procura por lotes.

Chegou a hora de transformar sua vida, de viver novo estilo de vida, com mais emoção, segurança e comodidade. Esperamos por você. Até mais!


291 visualizações

Comments


bottom of page